Genot Maior apresenta recitais de violão com Alexandre Siqueira

10
abr

Quem nuca se rendeu ao som suave e harmonioso de um bom violão erudito? Difícil não se deixar embalar pela melodia que passeia entre peças renascentistas, barrocas, clássicas, românticas, modernas e contemporâneas. Pois é justamente com esse espírito que o Projeto Genot Maior inicia seu ciclo de apresentações no mês de maio. A proposta desta vez é contemplar o público que frequenta o Genot depois do almoço para saborear uma de nossas delícias que vão desde cafés especiais até as irresistíveis sobremesas.

Os recitais de violão do Genot serão comandados pelo violonista Alexandre Siqueira. Segundo o músico, a proposta é levar até o público, de forma simplificada, as principais peças, estudos e transcrições para violão erudito. No repertório, as composições de grandes nomes consagrados no gênero como: Preatorius, Sanz, Milan, Bach, Rameau, Scarlatti, Sor, Carcassi, Coste, Giulianni, Tárrega, Albeniz, Villa-Lobos, Brower, entre outros.

As apresentações serão instrumentais com recursos de amplificação de som. Alexandre também tocará músicas mais atuais como Bossa Nova e Jazz, além de clássicos da MPB na forma de Chord Melody (acordes melódicos) que muito se assemelha à técnica do violão erudito.

Mais uma vez, o Genot Cafés Especiais contribui para disseminação da cultura musical levando ao público shows de qualidade e de valorização do artista local. Então estamos combinados, nesta sexta-feira, dia 13, depois do almoço, venha degustar sua sobremesa conosco. A partir das 13h30 com entrada franca.

Alexandre Siqueira

Descendente de músicos que implantaram o ensino do violão na capital potiguar, Alexandre Siqueira nasceu no Recife, mas vive em Natal desde o primeiro ano de vida. Neto do violonista Amaro Siqueira, fundador do curso de Violão Clássico da UFRN, além de ter sido um dos principais compositores brasileiros para o violão romântico, e filho de Fidja Siqueira que deu continuidade às lições do velho pai Amaro, mas teve como seu principal tutor José Carrion Domingues, ex-discípulo do espanhol Emílio Pujol, uma das maiores expressões do violão no mundo.

Na sua adolescência iniciou seus estudos musicais com o professor recentemente formado por seu pai, Eugênio Lima que hoje é mestre em violão. Também estudou com os violonistas, Álvaro Alberto, Inês Bigois, Danilo Guanais, se formando em Violão Clássico da UFRN, em 1992. Nesta época Alexandre já era professor do Instituto de Música Waldemar de Almeida (Fundação José Augusto), como também do Solar Bela Vista (SESI). O músico sempre esteve envolvido com quase todos os movimentos musicais em nossa cidade.

Como músico popular, Alexandre vem se destacando como cantor compositor e arranjador, tendo participado de vários. Atuou também na produção dos eventos musicais do Shopping Orla Sul, onde criou o projeto Orla da Bossa, em homenagem aos cinquenta anos da bossa nova. Também foi destaque no Praia Shopping Musical com três shows com o tema: “O Samba de Djavan” com participação dos músicos Darlan Marley (bateria), José Fontes (baixo) e o baixista Júnior Primata. O som do seu violão pode ser ouvido em vários CDs dos principais artistas potiguares como: Valéria, Sérgio Farias (hoje morando na França), Carlos Zens, Dona Militana, entre vários outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Maria Eduarda em said:

    Foi muito bom…músicas agradáveis depois do almoço caiu muito bem. Espero estar prestigiando mais uma vez na próxima sexta.