Duas histórias e um sabor

20
nov

Um dos doces mais populares no Brasil é o inconfundível petit gâteau. Mesmo tendo um nome claramente francês – petit quer dizer “pequeno” e gâteau “bolo” – a origem da receita gera discussão até hoje, dividindo os amantes da gastronomia entre Estados Unidos e França.

 

Os que acreditam que o doce foi feito pela primeira vez na Europa, afirmam que o nome original seria “moelleux au chocolat au cœur fondant”, algo como “macio de chocolate com miolo que derrete”. A crença também diz que o chef francês Michel Bras é o autor do petit gâteau. Já os que defendem a origem americana contam que, certa vez, um aprendiz aqueceu demais o forno acidentalmente, mas que o resultado agradou os clientes.

Independente de qual versão é a verdadeira, o fato é que a receita chegou a diversos países, inclusive ao Brasil. Então, depois desse passeio pela história dessa delícia, que tal entender na prática como ela conquistou o mundo? Aqui no Genot, o petit gâteau é uma das especialidades da casa e combina perfeitamente com o nosso café. Esperamos você. (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *