Dia do folclore brasileiro

23
ago

Essa semana comemora-se o Dia do Folclore. Essa data é uma homenagem a todos os personagens da cultura brasileira e àqueles que são estudiosos dessas manifestações. Personagens como o Saci-Pererê, Curupira e o Boitatá existem há séculos no imaginário brasileiro e foram criados para passar mensagens importantes que são transmitidas de geração em geração. Essas histórias são muito presentes na infância dos brasileiros, principalmente em atividades escolares, estimulando a criatividade das gerações mais novas.

Escritores como Monteiro Lobato contribuíram para a manutenção desses mitos e lendas através de livros infantis que misturam personagens próprios com os do folclore do Brasil, como o famoso Sítio do Pica-pau Amarelo. O potiguar Câmara Cascudo também é um expoente da conservação e valorização da cultura do país, sendo autor, inclusive, do Dicionário do Folclore Brasileiro.

“Em vez de falar ‘Dicionário Brasileiro’, poupa-se tempo falando ‘O Cascudo’, seu autor, mas o autor não é só dicionário, é muito mais. E sua vasta bibliografia de estudos folclóricos e históricos marca uma bela vida de trabalho inserido na preocupação de viver o Brasil”.

Carlos Drummond de Andrade

E caso você queira se aprofundar no assunto, lembre-se que toda boa leitura fica ainda melhor com um bom café. Viva o folclore brasileiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *