Croissant: o falso francês que todo mundo ama!

25
mar

O Croissant, conhecido no Brasil como meia-lua, é o pão de massa folhada mais famoso do mundo e, diferente do que muitos pensam, sua origem não é francesa, mas sim austríaca.

Essa especialidade foi criada por volta de 1683 em Viena, na Áustria. No contexto histórico da época, o Império Otomano tentava aumentar as suas possessões na Europa. Como não conseguiam entrar nas portas da cidade de Viena, o exército decidiu que, durante algumas noites iriam escavar um túnel até ao centro da cidade.

Porém, eles não contavam com os padeiros de Viena, que permaneciam acordados durante a noite para que houvesse pão fresco pela manhã. Eles então ouviram o barulho e deram o alarme, o que fez com que os turcos não tivessem êxito na sua tentativa de conquistar a cidade.

Os padeiros não quiseram nenhuma recompensa a não ser o direito exclusivo a criar algo que comemorasse a vitória sobre o inimigo. Decidiram criar uns pãezinhos folhados em forma de meia-lua, símbolo representado na bandeira turca. Assim, os vienenses tinham a oportunidade de, ao comer este pão, destruir o símbolo dos inimigos.

Só mais tarde, por volta de 1770 é que o croissant chegou ao território francês, através de Maria Antonieta, e tornou-se uma grande paixão do país.

Você pode saborear esse pãozinho cheio de história aqui no Genot, com o  Croissant com geleia do nosso cardápio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *