Gruyère, gorgonzola, ricota e catupiry

29
ago

Quem passeia pelas diversas opções do nosso cardápio percebe que uma das opções crepes salgados é a Quatro Queijos, que leva gruyère, gorgonzola, ricota e catupiry, tipos muito conhecidos pelos brasileiros e que têm muita história para contar.

 

Gruyère

Este queijo leva o nome da cidade no qual ele foi inventado, durante o século XII. O Gruyère é muito recomendado para a fondue, molhos e acompanhar champagne, vinho branco e pão.

Gorgonzola

A receita surgiu em Milão, na região de Lombardia, e o nome original era “Stracchino de Gorgonzola”, do italiano “stracca” (em português, “cansado”). Isso se refere ao leite que era obtido durante o outono, momento em que as vacas já estavam cansadas e se preparavam para o inverno, afetando diretamente no sabor.

Ricota

Este delicioso queijo nasceu nas belíssimas terras italianas. O ricota é feito do soro resultante da fabricação de outros tipos, como provolone e mussarela. A textura lembra muito o cottage, porém, mais leve.

Catupiry

Um dos queijos mais populares e amados no Brasil é o catupiry. Esta iguaria chegou às terras brasileiras em 1949, pela família italiana Silvestrini. Aqui, ele foi aprimorado no estado de Minas Gerais, na cidade de Lambari, pelo casal Mário e Isaíra Silvestrini. A palavra vem do tupi-guarani e significa “excelente”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *