Tomar café pode te deixar mais otimista

09
jan

Sabe aquela expressão de “copo meio cheio” ou “copo meio vazio” referente a pessoas otimistas e pessimistas? Tomar um copo cheio de café pode te ajudar a ver as coisas de forma mais otimista, ou pelo menos a dar mais atenção a palavras positivas que negativas.

O pesquisador Lars Kuchinke, da Universidade Ruhr, na Alemanha, convidou 66 voluntários para um teste. Todos tomaram uma pílula antes das provas. Metade, sem saber, ingeriu 200 miligramas de cafeína, enquanto outra parte tomou apenas uma dose de efeito placebo. Então tiveram de ver uma porção de letras surgir numa tela de computador e dizer, rapidamente, se aquilo formava ou não uma palavra. As pessoas que ingeriram cafeína reconheceram muito mais as palavras positivas do que o grupo sem cafeína no corpo.

Isso se dá porque a cafeína aumenta a transmissão de dopamina, que produz sensações de prazer e alegria. Esta substância estimula o lado esquerdo do cérebro, que controla a linguagem. E isso te deixa mais ágil e rápido na hora de distinguir palavras. Principalmente as boas, já que, segundo a ciência, temos uma tendência natural a reconhecer primeiro as expressões com significados positivos.

Uma ótima desculpa para tomar um café, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *